terça-feira, 17 de abril de 2012

Livro do Mês: Steve Jobs - A Biografia

Oi pessoal!
Sou uma leitora fanática! Amo ler! Desde criança tenho este hábito e os livros são uma paixão para mim!
Não sou muito seletiva nas minhas leituras. Gosto de ler de tudo um pouco, livros de mulherzinha, biografias, clássicos, enfim... mas por alguma razão acabo lendo poucos livros de autores brasileiros, não é uma coisa consciente mas quero mudar isso. ahuhuahuaa

É muito dificil escolher um para falar hoje, e até este momento ainda não escolhi... vou no impulso!!!

Bom, como já postei muito filme velho, vou postar um livro recém lançado e é o último que lí... A biografia do Steve Jobs!!


Capa do livro. Adoro a foto da contracapa.

O livro foi escrito por Walter Isaacson, jornalista que já escreveu algumas biografias (de pessoas como  Benjamin Franklin e Einstein),  e foi convidado por jobs a escrever a sua história. Foram mais de 40 entrevistas em 2 anos, quando jobs já estava debilitado pelo câncer. Segundo o autor, jobs deu a ele autonomia para escrever e entrevistar quem quisesse, inclusive convencendo algumas pessoas que inicialmente não queriam falar.

Como eu já disse no post sobre o filme "Piratas no Vale do Silício", eu sempre tive a pior impressão do Steve Jobs. As historias de como ele tratava os funcionários da Apple e aquele jeito prepotente me irritavam. E também achava que era um aproveitador que roubava as ideias e o trabalho dos outros.  Mas no final do livro já era uma fã, e se tivesse dinheiro teria trocado meu computador, celular, notebook por produtos a Apple e jogado todo o resto no lixo! ahuuhauhahuahua

Mas falando sério... passei a admirar demais a história e até a personalidade doida dele. Me inspirou a procurar sempre o melhor e lutar por isso (sem ofender os outros como ele fazia, claro). Entendi que ele não roubou as boas ideias, pq só ele sabia que as ideias eram boas! Fiquei de boca aberta com algumas jogadas empresariais, como a "fusão" entre a Disney e a Pixar e a criação do iTunes. Conforme o livro avança no tempo vai ficando melhor e dá para perceber o amadurecimento do propio Steve.

Com certeza vale a leitura, e posso enumerar umas milhares de razões!! Dentre elas:

- conhecer a história da Apple, e de cada produto da empresa em detalhes;
- conhecer a história dos computadores pessoais como um todo;
- conhecer melhor o mundo dos negocios. Não costumo ler livros "de empresário"e achei bem intessante ver a dinamica de uma grande empresa;
- aprender a procurar sempre o melhor de tudo, e insistir nisso;
- ver como um hippie que não tomava banho e só comia maçã e cenoura vira um bilionário (que continua comendo praticamente só maçã e cenoura.. ahuauha), aliás só a dualidade do steve jobs entre "a iliminação interior"e como ele podia ser cruel já valeria um bom livro;
- perceber a importancia da simplicidade;
- perceber a importancia do design;
- conhecer o campo de distorção da realidade;
- entender porque todo mundo usa a palavra "visionário"quando fala do Steve Jobs! Acho que por ouvir tanto isso acabei achando um saco essa história de visionário, mas é um fato. E não só porque ele sabia o que a gente precisava antes de a gente saber (como ele mesmo dizia), mas porque ele via o produto como um todo e sabia o que era bom e o que não era alí dentro de uma forma genial;


Claro que o livro é um pouco light quando fala de como o Steve Jobs podia ser "desagradável"com as pessoas, e sempre valoriza os produtos da Apple em detrimento de outras empresas, principlamente a Microssoft, mas mesmo assim adorei o livro e o proprio Steve.

Apesar de ter gostado do livro ele não está nem no meu Top 10 de livros preferidos, mas com certeza a leitura vale muito a pena. Recomendo também para quem não é muito chegado a ler, pois a leitura é fácil e interessante.

Obrigada especial para minha sogra Neze que deu o livro para mim e para o Diogo no natal! auhhuauhahua

:**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!