sexta-feira, 22 de junho de 2012

Filme da Semana - O Escafandro e a Borboleta

Oi!
O Filme da Semana voltou! Fiquei duas semanas sem postar por falta de inspiração, e preguiça mesmo...

Minha escolha dessa semana é um filme lindo, para ver em um dia assim chuvoso e triste...
Ele está na Lista dos 1001 filmes para ver antes de morrer, e realmente vale a pena:


Nome Original: Le Escaphandre et le Papillon
Diretor: Julian Schnabel
Ano: 2007

O escafandro e a Borboleta é um filme francês/americano (isso existe? auhahua) e conta a história de Jean-Dominique Beauby, editor da Revista Elle que aos 43 anos sofreu um acidente vascular cerebral.  Em conseqüência desse ataque, Jean-Do, como era chamado, desenvolveu uma síndrome rara, denominada síndrome do encarceramento, a qual deixou seu corpo totalmente paralisado. Ele só podia movimentar o olho esquerdo. 

É uma história triste, e não ao mesmo tempo. Uma história muito bonita e real, pois o filme é baseado no livro escrito pelo protagonista e conta sua história após o acidente, seus sonhos e devaneios. E sim, ele escreveu apenas usando o olho esquerdo, sensibilidade e inteligência. 

Gente, peguei esse filme começando no Telecine Cult, faz tempo já, e vendo 10 segundos do filme já fiquei completamente hipnotizada! O filme tem o que eu mais amo: fotografia linda e interessante e um roteiro original. Boa parte do filme se passa em primeira pessoa, ou seja, a gente vê o mundo pelos olhos do protagonista, paralisado. 

Eu disse que a história é triste e não, porque apesar da condição de Jean-Dominique ele supera a vontade de morrer inicial e consegue comunicação plena com as pessoas ao redor. É uma história de superação maravilhosa que é mostrada sem os clichês hollywoodianos insuportáveis de hoje em dia. 

Recomendo demais. Mas já aviso, é um filme que exige um estado de espirito certo para assistir. Tem que ser um dia melancólico, que a gente tá a fim de filme e cobertor. É um filme lento e que exige concentração para entrar no clima. 

Espero que gostem! Comentem aí povo!

:**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aí!